Retificação
e alargamento das ruas e dos cursos aquáticos
· *A topografia urbana do final da época medieval
era compreendida por uma densa malha e uma sucessão de ruas estreitas, ladeadas
por edifícios altos.
· * As retificações que ocorreram na rede viária no
início da idade moderna são o resultado de exigências técnicas, razões
higiênicas e de um novo conceito de estética.
· * Além disso, os portos foram ampliados e as
principais vias aquáticas foram aprofundadas.
· *O aumento do trafego por parte de pessoas em
cavalos e carroças força um aumento gradual na escala do projeto das redes
viárias, exigindo bitolas mais largas e proporcionando trechos retilíneos,
proporcionando ganho de velocidade.
· * No início do século XVI, as disposições das
ruas modernas seguiam um padrão, eram regidas prevalentemente pelo alinhamento
de diversos edifícios que possuíam o mesmo aspecto, relacionando-se também com
a distribuição de serviços.
· *Existe flexibilidade nestes esquemas viários,
já que eles se adaptam ás funções e às condições naturais do local.
· *Era importante dar uma impressão de
regularidade.
· *Ruas secundárias também são concebidas em trechos
retilíneos, normalmente menos amplas.
· *Regularização dos aspectos das ruas através da
eliminação de proeminências.
· *As principais justificativas para a
regularização dessas ruas se por fatores como a higiene, a segurança ou
motivações morais.
· *A regularização afeta até os edifícios.
· * A definição de um modelo para a malha viária
que se adeque a diversas exigências condiciona os modos de construir.
Usos mercantis, Decoros, Triunfos
· *Em Londres não houve uma grande expansão do
perímetro urbano, muito menos há variações na ossatura original, que continua
baseada em dois eixos, um que corta o rio Tâmisa e outro paralelo ao mesmo.
· *Um dos aspectos que condicionam a malha viária
é o fato de que esses espaços circundantes sejam utilizados como espaço para
desenvolvimento de atividades mercantis.
· *Os cruzamentos mais importantes são a base da
distribuição de práticas mercantis.
Malha viária como suporte para a urbanização
· *Em Florença, a malha viária sofreu vários processos
de adequação. Como a via Maggio, foi adequada para poder ser realizada a construção
de alguns palácios, e a Via Cavour, reestruturada para facilitar o acesso ao
centro da cidade.
· *Anel viário realizado em Florença: a catedral,
a cadeia e o palácio dela Signoria. Assim como a decorrência da divisão em
bairros.
· *A proposta para a reestruturação de Florença
baseava-se no projeto das ruas, duas diretrizes dispostas em L entre si a
partir da praça da Igreja dos Serviti.
· *Roma, estava evidentemente carente de
estruturas viárias adequadas, a maior parte das adequações tratou-se apenas da
retificação de ruas que já existiam.
· *É conhecido também o desejo de manter a cidade
limpa, de não criar nada que atrapalhasse o trânsito e da manutenção da
pavimentação.
· * No projeto da estrada Gambara,, por exemplo,
foram considerados para o espaço público o comprimento e a largura da mesma.
Limpeza, Manutenção, Leito das Ruas
· *Havia uma grande preocupação com a limpeza e a
manutenção das malhas viárias.
· *Houve a institucionalização e a nomeação de responsáveis
para estas funções.
· * Em Nápoles, por exemplo, houve a substituição em
todas as ruas urbanas, de “seixos rolados” por tijolos.
Pontes
· *Um edifício público de importância
extraordinária.
· * Segundo as dimensões, o investimento financeiro
e de projeto em qualquer lugar constitui um verdadeiro ponto focal.
· *Nas cidades fluviais seu principal uso é a
interligação em os vário núcleos.
· * As pontes de madeira dos canais flamingos, por
exemplo, são substituídas por pontes em tijolos e arco.
· *Frequentemente este edifício é utilizado para
fins comerciais.
· * A London Bridge, por exemplo, era uma
infra-estrutura urbana que desempenhava várias funções. Ela foi construída de
modo que pudesse se mover para a passagem dos navios.
· * A London Bridge, com o desenvolvimento da
cidade, torna-se um elemento qualificador da paisagem urbana.
· * Em Paris, a política de melhoria de pontos
cruciais no trânsito também afetou as pontes.
Augsburgo
· *Cidade de origem romana.
· *Urbaniza de maneira regular em torno de um
cruzamento.
· *A área comercial da cidade adquiriu a forma de
um alargamento da rua principal.
· *Em 1511, o luxo do palácio de Fugger, não
modificou totalmente o espaço público, mas consolidou sua centralidade no
perfil da cidade.
· *Com poucos anos de diferença entre si, algumas
obras arquitetônicas contribuíram para articular os pontos nevrálgicos do
tecido edilício.
· *Augsburgo torna-se uma “metrópole”
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