segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Fichamento referente a um estudo sobre as ruas das cidades medievais.


Retificação e alargamento das ruas e dos cursos aquáticos

·         *A topografia urbana do final da época medieval era compreendida por uma densa malha e uma sucessão de ruas estreitas, ladeadas por edifícios altos.

·        * As retificações que ocorreram na rede viária no início da idade moderna são o resultado de exigências técnicas, razões higiênicas e de um novo conceito de estética.

·       *   Além disso, os portos foram ampliados e as principais vias aquáticas foram aprofundadas.

·         *O aumento do trafego por parte de pessoas em cavalos e carroças força um aumento gradual na escala do projeto das redes viárias, exigindo bitolas mais largas e proporcionando trechos retilíneos, proporcionando ganho de velocidade.

·        * No início do século XVI, as disposições das ruas modernas seguiam um padrão, eram regidas prevalentemente pelo alinhamento de diversos edifícios que possuíam o mesmo aspecto, relacionando-se também com a distribuição de serviços.

·         *Existe flexibilidade nestes esquemas viários, já que eles se adaptam ás funções e às condições naturais do local.

·         *Era importante dar uma impressão de regularidade.

·         *Ruas secundárias também são concebidas em trechos retilíneos, normalmente menos amplas.

·         *Regularização dos aspectos das ruas através da eliminação de proeminências.

·         *As principais justificativas para a regularização dessas ruas se por fatores como a higiene, a segurança ou motivações morais.

·         *A regularização afeta até os edifícios.

·        * A definição de um modelo para a malha viária que se adeque a diversas exigências condiciona os modos de construir.

Usos mercantis, Decoros, Triunfos

·         *Em Londres não houve uma grande expansão do perímetro urbano, muito menos há variações na ossatura original, que continua baseada em dois eixos, um que corta o rio Tâmisa e outro paralelo ao mesmo.

·         *Um dos aspectos que condicionam a malha viária é o fato de que esses espaços circundantes sejam utilizados como espaço para desenvolvimento de atividades mercantis.

·         *Os cruzamentos mais importantes são a base da distribuição de práticas mercantis.

Malha viária como suporte para a urbanização

·         *Em Florença, a malha viária sofreu vários processos de adequação. Como a via Maggio, foi adequada para poder ser realizada a construção de alguns palácios, e a Via Cavour, reestruturada para facilitar o acesso ao centro da cidade.

·         *Anel viário realizado em Florença: a catedral, a cadeia e o palácio dela Signoria. Assim como a decorrência da divisão em bairros.

·         *A proposta para a reestruturação de Florença baseava-se no projeto das ruas, duas diretrizes dispostas em L entre si a partir da praça da Igreja dos Serviti.

·         *Roma, estava evidentemente carente de estruturas viárias adequadas, a maior parte das adequações tratou-se apenas da retificação de ruas que já existiam.

·         *É conhecido também o desejo de manter a cidade limpa, de não criar nada que atrapalhasse o trânsito e da manutenção da pavimentação.

·        * No projeto da estrada Gambara,, por exemplo, foram considerados para o espaço público o comprimento e a largura da mesma.

Limpeza, Manutenção, Leito das Ruas

·         *Havia uma grande preocupação com a limpeza e a manutenção das malhas viárias.

·         *Houve a institucionalização e a nomeação de responsáveis para estas funções.

·        * Em Nápoles, por exemplo, houve a substituição em todas as ruas urbanas, de “seixos rolados” por tijolos.

Pontes

·         *Um edifício público de importância extraordinária.

·      *   Segundo as dimensões, o investimento financeiro e de projeto em qualquer lugar constitui um verdadeiro ponto focal.

·         *Nas cidades fluviais seu principal uso é a interligação em os vário núcleos.

·        * As pontes de madeira dos canais flamingos, por exemplo, são substituídas por pontes em tijolos e arco.

·         *Frequentemente este edifício é utilizado para fins comerciais.

·        * A London Bridge, por exemplo, era uma infra-estrutura urbana que desempenhava várias funções. Ela foi construída de modo que pudesse se mover para a passagem dos navios.

·        * A London Bridge, com o desenvolvimento da cidade, torna-se um elemento qualificador da paisagem urbana.

·        * Em Paris, a política de melhoria de pontos cruciais no trânsito também afetou as pontes.


Augsburgo

·         *Cidade de origem romana.

·         *Urbaniza de maneira regular em torno de um cruzamento.

·         *A área comercial da cidade adquiriu a forma de um alargamento da rua principal.

·         *Em 1511, o luxo do palácio de Fugger, não modificou totalmente o espaço público, mas consolidou sua centralidade no perfil da cidade.

·         *Com poucos anos de diferença entre si, algumas obras arquitetônicas contribuíram para articular os pontos nevrálgicos do tecido edilício.

·         *Augsburgo torna-se uma “metrópole”

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