terça-feira, 28 de novembro de 2017

Vamos falar sobre Andrea Palladio?!?




A​ ​INFLUÊNCIA​ ​DE​ ​PALLADIO​ ​E​ ​SEU​ ​TRATADO



O Renascimento é um período de mudança no pensamento da civilização ocidental, principalmente no campo das artes e da ciência. A partir de Brunelleschi a arquitetura se estabelece como profissão tal como hoje é conhecida, dotada do status de ciência, isto é, passível de registro, sistematização, publicação e crítica. Para isto, o tratado de Vitrúvio serve de base de pesquisa para a fundamentação intelectual da arquitetura do Renascimento e na elaboração dos tratados deste período, elaborados por Alberti, Serlio e Palladio, entre outros. Palladio, através de seu tratado, Quattro Libri di Architettura, nos deixa seu legado teórico e profissional, diferenciado dos demais na medida em que é exemplificado através de seus projetos. O presente trabalho aborda as questões de entendimento da mudança do pensamento arquitetônico no Renascimento; suas referências na formação de Palladio; e a influência deste processo na elaboração e sistematização de projeto através das villas.A repercussão e influência da arquitetura de Palladio na Europa e, posteriormente, nos Estados Unidos devem-se a incrível capacidade comunicativa de seu tratado.Escrito de maneira concisa e, sobretudo, claro na exposição de conceitos, o tratado se apresenta com uma proposição diagramática objetiva, uniforme e “econômica”, tratando com igual rigor o diagrama das páginas, os desenhos de arquitetura e o texto escrito, para com eles compor um reconhecível diálogo.Destaca-se também, em Palladio, por ser diferente do modelo corrente, a opção de apresentar, em seu tratado, projetos de sua autoria publicados, como exemplo de arquitetura. Alberti, em seu trabalho, chega a citar algumas de suas obras, mas mostrá-las e colocá-las como referência é uma iniciativa nova e própria de Palladio. Vários estudiosos da arquitetura de Palladio são unânimes em apontar o caráter inovador que seu tratado representa diante dos demais tratados de arquitetura e, também, dos demais livros estampados até então.Palladio ensina o valor das regras e das tipologias na elaboração de uma idéia, da mesma forma como nos ensina a sublimá-las e mostra como um “sistema” arquitetônico pode ser perfeitamente compatível com a capacidade criativa e a liberdade expressiva.


CARACTERÍSTICAS​ ​DO​ ​TEATRO​ ​OLÍMPICO




O auditório é em forma elíptica e comporta apenas 400 pessoas. Estátuas em tamanho natural, baixo relevos e pinturas ampliam o esplendor visual deste teatro. O teto é pintado de azul, com nuvens brancas, dando ao espectador a ilusão de estar num local ao ar livre. Os materiais usados como mármore, estuque e madeira proporcionam uma excelente acústica.        
Nos dias de hoje, apenas três teatros da Renascença permanecem ativos. O Olímpico de Vicenza, o Teatro all’Antica de Sabionetta e o Teatro Farnese, de Parma. Estes dois tiveram sua arquitetura baseada no Teatro Olímpico.
          Como um espetáculo teatral, o percurso envolve alguns “atos” antes do “grand finale”. No primeiro salão, o “Anti Odeon” há uma pequena exposição com placas e bustos de ilustres visitantes. No alto das paredes os afrescos retratam os espetáculos promovidos pela Accademia Olimpica, antes da construção do teatro. Em seguida, a “Sala dell’Odèo”, com paredes ricamente pintadas, onde até hoje são realizadas, palestras e cerimônias. Daí se desce a rampa com ilustrações da primeira encenação no teatro,“Édipo Rei”, de Sófocles, até a plateia.
          Mesmo descrevendo os detalhes, não há como transmitir a sensação de encantamento que se tem ao abrir a cortina que dá acesso à plateia em forma de anfiteatro, cercada por colunas e estátuas. A suave música ao fundo serve para aumentar a emoção ao se contemplar o teto pintado com um céu
azul cheio de nuvens dando a impressão de estar em um sonho.
Como não poderia deixar de ser em um teatro, o ponto principal é o palco. Encimado por arcos e colunas, o incrível cenário com efeitos de pintura “trompe-l’oeil” reproduz as ruas de um bairro da Grécia antiga em uma perspectiva deslumbrante. A ilusão de ótica dá a impressão de que o palco é enorme, e na verdade ele não tem mais que 15 metros de profundidade. É impossível não se comover ao visitar esta magnífica obra de arte.


CARACTERÍSTICAS​ ​DA​ ​VILLA​ ​BARBARO




Palladio transformou o velho palácio medieval da família numa esplêndida habitação de campo, adequada ao estudo das artes e à contemplação intelectual, decorada com um ciclo de afrescos que representa uma das obras-primas de Paolo Veronese.O edifício principal da Villa Barbaro é composto por um bloco central e outros dois perfeitamente alinhados, idênticos e simétricos nas laterais. O bloco central é desenhado de forma a parecer a entrada de um templo romano, decorado com quatro colunas jônicas, ainda coroado​ ​com​ ​símbolos​ ​da​ ​família​ ​Barbaro​ ​em​ ​relevo. As alas laterais possuem dois pisos, sendo que as áreas de residência privada se encontravam apenas no piso superior. Porém, suas frentes são compostas por arcos abertos, o que impossibilita a visão externa da existência de diferentes andares. As alas da Villa Barbaro​ ​terminam​ ​em​ ​pavilhões​ ​com​ ​grandes​ ​relógios​ ​de​ ​sol​ ​dentro​ ​de​ ​seus​ ​frontões.
             Dentro da Villa Barbaro, as salas abertas e os espaços residenciais estão pintados com afrescos​ ​do​ ​pintor Paolo​ ​Veronese,​ ​em​ ​estilo neoclássico. No declive de onde se encontra a Villa Barbaro, ainda existe um templo destinado a função de capela pessoal e igreja paroquial para toda a cidade da aldeia de Maser. Esta foi uma das últimas obras de Palladio, construída por volta do ano de 1580, seguindo o padrão clássico simétrico​ ​do​ ​trabalho​ ​do​ ​arquiteto,​ ​claramente​ ​inspirado​ ​no Panteão​ ​Romano. A Villa Barbaro hoje é aberta a visitação do público. 



Villa Capra 





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